Apresentação do curso

A representação de sistemas de informação é um tema da maior importância na área científica de tecnologias e sistemas de informação (TSI).

Quer as organizações (e em especial os seus processos), quer as aplicações informáticas, podem ser conceptualizadas como sendo sistemas de informação. Deste modo, é estabelecida uma plataforma partilhada entre os dois domínios que serve de base às atividades intelectuais relacionadas com a implantação de aplicações informáticas e, eventualmente, com o desenvolvimento das aplicações informáticas.

Representar sistemas de informação não é uma mera atividade de desenho. Representar sistemas de informação implica desenvolver um modelo mental do objeto de interesse, seguida da utilização de linguagens especializadas que viabilizam a criação de uma representação completa, coerente e concisa do sistema de informação.

A representação de sistemas de informação é uma competência técnico-científica que incorpora uma forte dimensão tácita. Por outras palavras, não é suficiente ser capaz de descrever e explicar os conceitos e as suas associações, as gramáticas das linguagens a utilizar, as regras a respeitar, etc. A competência de representação de sistemas de informação implica um saber fazer que só se adquire com a experiência do fazer.

O Curso de Verão UML na Representação de Sistemas de Informação proporciona uma oportunidade de aprendizagem supervisionada intensiva num contexto de prática simulada, visando o aprofundar de competências de representação de sistemas de informação.

Ao longo do curso, para além da exposição teórico-prática dos diversos conteúdos relevantes, será desenvolvido um mix inspirador de trabalho de grupo supervisionado, realizada uma visita de estudo, desenvolvidas atividades de team-building, bem como atividades lúdicas (incluindo uma atividade desportiva).

No final do curso será emitido um Certificado, cuja obtenção fica dependente da participação num mínimo de 75% de todas as atividades previstas para o curso.